top of page

Cursos

EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS AO BRASIL
Um olhar paisagístico

Início: 5/11/24

A série de expedições científicas que cruzaram nosso território a partir de meados do século XVIII representaram o verdadeiro descobrimento do Brasil. É a partir da franca movimentação de artistas e cientistas de diferentes procedências e formações que começamos a conhecer em profundidade nossa natureza e suas riquezas. Foi através do registro de artistas brilhantes – como Rugendas, Debret, Martius, Taunay e Florence, entre muitos outros – que paisagens ainda pouco alteradas se perenizaram em nossa memória, permitindo que hoje conheçamos um pouco do que já fomos.

Muito se tem estudado e publicado sobre essas expedições, seja através dos relatos e diários dos próprios naturalistas viajantes ou de notáveis pesquisas realizadas por terceiros – historiadores, em sua grande maioria, e biólogos, eventualmente. A meu ver, fica faltando a visão do paisagista, do macro, do conjunto, e é esse enfoque que pretendo buscar no material que reuni para apresentar a vocês.

Inscrição

VEGETAÇÃO EM PAISAGISMO

Início: 14/1/25 

Atelier em que a proposta é dotar o participante de uma postura objetiva em relação às técnicas de elaboração de projetos paisagísticos. O aluno escolherá uma área para projeto, de qualquer natureza e tamanho, a ser desenvolvido durante o Curso; todos participam de todos os projetos, nas suas diferentes etapas (discussão do programa de necessidades, conceituação do partido, desenvolvimento da composição e detalhamento, incluindo vegetação).

Inscrição

PAISAGISMO EM PATRIMÔNIO PROTEGIDO

Início: 5/25

A intervenção paisagística em áreas com bens patrimoniais protegidos requer cuidados diferenciados se comparados com propostas convencionais. Há uma série de condições e estratégias, quer no Projeto Paisagístico, quer no Sistema Construtivo, que obrigam o profissional a reunir considerável acervo de conhecimento para o desenvolvimento de proposta que não comprometa os valores culturais envolvidos. Esse curso, de caráter introdutório, se propõe a apresentar os contatos iniciais dos paisagistas com a problemática de
intervenções conscientes em ambientes que envolvem monumentos tombados por legislação protetora.

Inscrição

INTRODUÇÃO À ECOLOGIA DA PAISAGEM

Início: 0/0/00

A multiplicidade de significados em diferentes disciplinas configura a ideia polissêmica do termo PAISAGEM. Sua delimitação conceitual é complexa e implica na necessidade de incluir toda a sua vasta abrangência.

A proposta do curso “Introdução à Ecologia da Paisagem” é oferecer um ponto de partida para a compreensão da estrutura da paisagem, seus padrões, processos e funcionalidades, bem como, as relações que permeiam seus componentes.

O objetivo é dotar os diversos profissionais envolvidos com a ideia de Paisagem, em especial, nas áreas de planejamento e de conservação, de uma aproximação com base em um pano de fundo, uma estrutura conceitual subjacente, que possa balizar suas decisões de projeto em paisagismo, conservação e demais áreas de planejamento.

Inscrição

COMPOSIÇÃO EM PAISAGISMO

Início: 3/12/24

Composição diz respeito à arte e técnica de juntar coisas. Em paisagismo, plantas, pisos, espelhos d’água, pérgolas, muros, escadas e muitos outros elementos são colocados de forma a estabelecer relações, harmonias, equilíbrios, sempre em busca de um resultado expressivo eu que cada componente parece parte indispensável do conjunto. A harmonização geral, sendo arte, não pode ser regida por regras. Embora se possa seguir princípios e estabelecer critérios que vão garantir os resultados. Esta é a proposta do curso “Composição em Paisagismo”, orientar os profissionais a buscar uma proposição geral que leve a um resultado em que se destacam a unidade, os critérios compositivos e a noção geral de conjunto, como solução paisagística de um espaço.

Inscrição

Intenção e gesto

no desenho da paisagem

História do Paisagismo

​

Vídeo aulas (acesso imediato)

Curso sobre a história do paisagismo ocidental, desde a pré-história (paleolítico) até a contemporaneidade, analisando, em cada momento, as relações entre filosofia predominante, meio socioeconômico, político e seus reflexos nas construções dos jardins.

TOPOGRAFIA PARA PAISAGISMO E ARQUITETURA

Início: 10/3/25

​Em formato de aulas teóricas (online), a proposta é dotar o participante de um entendimento das técnicas de intervenção topo gráfica relacionadas com os de projetos paisagísticos ou de arquitetura. Deste modo, a proposta deste curso não é ensinar teorias e métodos de coleta de dados topográficos, mas de capacitar o aluno em intervenções conscientes no relevo do terreno, respeitando as leis naturais (erosão, drenagem superficial etc.), o estabelecimento de condições mais favoráveis à construções (platôs para piscinas, edifícios, quadras etc.) evitando aterros e botas-foras desnecessários e onerosos, respeitando, calculando e construindo as declividades recomendadas pelas normas técnicas (ABNT etc.), propondo infraestrutura de contenção (muros de arrimo, entaludamentos etc.) e respeitando os valores naturais (árvores, formações florestais, lagos etc.).

Incrição
Contact
bottom of page